Bócio mergulhante
Massa mediastinal anterior com realce heterogêneo pelo meio de contraste, com calcificações de
permeio, medindo 6,0 x 6,0 x 9,4 cm, em contiguidade com a tireoide que é heterogênea e de
tamanho aumentado.
Empiema necessitans
Coleção nas partes moles, medindo 3,6 x 3,8 x 1,2 cm, localizada próxima às fibras musculares do músculo latíssimo do dorso ao nível da 8-9ª costela, que pode corresponder à empiema necessitans.
Mal de Pott
Sinais de espondilodiscite com esclerose e erosão dos platôs com destruição óssea das vértebras T8 e T9, notando-se colapso parcial dos corpos vertebrais com acentuação da cifose local (giba angular aguda), que se continua com coleção paravertebral à direita medindo 4,8 x 1,4 x 1,9 cm, típica do mal de Pott.
Trombose venosa crônica da veia braquiocefálica esquerda
Veia braquiocefálica esquerda de calibre reduzido, notando-se calcificações em sua topografia, sugerindo
trombose venosa crônica. Circulação colateral no mediastino e na parede toráica anterior, mais evidente à
esquerda.
Ectasia esofágica e espessamento parietal
Ectasia esofágica com conteúdo de estase. Discreto espessamento parietal do terço inferior do esôfago.
Ectasia esofágica e espessamento parietal
Ectasia esofágica com conteúdo de estase. Discreto espessamento parietal do terço inferior do esôfago.
Trombose VJI esquerda
Falha de contrastação central e aumento do calibre do terço inferior da veia jugular interna esquerda, sugestivo de trombose aguda.
Aneurisma apical de VE
Aneurisma apical do ventrículo esquerdo com área de contrastação heterogênea, que pode corresponder a pequeno trombo em seu interior.
Hérnia gástrica hiatal.
Hérnia gástrica hiatal tipo I
Linfonodomegalias
Linfonodomegalias mediastinais, principalmente superiores, paratraqueais, infracarinal e diafragmáticos de até <> cm.
Linfonodos proeminentes
Linfonodos mediastinais e hilares proeminentes, medindo até 1,3 cm no menor eixo, alguns com discreto foco de calcificação.
Tireoide com área nodular
Tireoide heterogênea com área nodular à esquerda.
Eventração diafragmática
Eventração diafragmática à esquerda, com elevação da cúpula e do conteúdo abdominal para o compartimento torácico, sem sinais de descontinuidade do diafragma e sem nítidas herniações. O diafragma encontra-se bastante afilado em suas porções medial e posterior, porém mantém seu formato convexo habitual. O conjunto dos achados determina deslocamento para a direita do coração e grandes vasos, bem como das vias aéreas centrais, além de redução volumétrica do pulmão esquerdo. Observa-se também atelectasia restritiva na interface do diafragma com o parênquima pulmonar à esquerda e no lobo médio e no lobo inferior direito.
Impressão:
Eventração diafragmática à esquerda com deslocamento contralateral das estruturas mediastinais, determinando atelectasias restritivas bilaterais e importante redução volumétrica do pulmão esquerdo.
Nódulo mama
Formações nodulares mamárias à esquerda, medindo até <> cm no quadrante superomedial da mama esquerda, que podem ser mais bem avaliadas por estudo dirigido.
Artéria Subclávia Direita Aberrante (anômalo)
Artéria subclávia direita aberrante, com trajeto retroesofágico, com calibre de 1,5 cm, porém sem irregularidades evidentes de sua parede.
Pneumomediastino (idiopático)
Moderado pneumomediastino extendendo-se para planos mioadiposos cervicais inferiores.
Dreno de tórax normoposicionado
Dreno de tórax inserido pelo 9º espaço intercostal esquerdo com trajeto na porção posterior da cavidade torácica e extremidade distal junto ao ápice pulmonar esquerdo.
Enfisema subcutâneo pós dreno
Pequenos focos de enfisema nos planos mioadiposos da parede torácica esquerda, relacionados à passagem do dreno torácico.
Forame Bochdaleck
Fechamento incompleto do forame Bochdaleck à esquerda com pequeno abaulamento do tecido gorduroso.
Massa hilar (S de Golden)
Massa sólida hilar esquerda que envolve a artéria pulmonar e esquerda, afilando-a, com evidente invasão mediastinal, acomentendo os sítios nodais 4L e 6. Essa massa provoca obliteração do brônquio superior esquerdo e atelectasia total do LSE com consequente sinal do "S de Golden".
Fratura consolidada de arco costal
Fraturas consolidadas em arcos costais à esquerda.
Colo da hérnia de hiato
Hérnia de hiato contendo o fundo e grande parte do corpo gástrico, com colo medindo 4,0 cm. O conteúdo herniado mede ao todo 10,5 x 7,8 x 9,5 cm e promove atelectasia compressiva no parênquima pulmonar adjacente.