CIRROSE E HIPERTENSÃO PORTAL
Fígado de dimensões reduzidas, com hipertrofia compensatória do lobo caudado e dos segmentos laterais do lobo esquerdo, apresentando bordos rombos e contornos serrilhados. O parênquima apresenta ecotextura heterogênea, não se caracterizando lesões focais.
Veia porta de calibre de __ cm, com fluxo hepatofugal e com velocidade ___ cm/s.
Recanalização da veia paraumbilical.
Colaterais venosas no hilo esplênico associado a aumento do calibre da veia renal esquerda, sugerindo shunt esplenorrenal espontâneo.
Circulação colateral perigástrica e no hilo esplênico.
Veias hepáticas pérvias, apresentando fluxo monofásico (“portalizado”).
Artéria hepática calibrosa com aumento das velocidades (“arterialização”).
Baço com dimensões aumentadas, bordos rombos e ecotextura homogênea.
O baço mede em seu maior eixo * cm.
Conclusão:
Alterações sugestivas de hepatopatia crônica com hipertensão portal.
STENT
Presença de “stent’ na emergêngia da artéria renal direita, pérvio.
AVALIAÇÃO LIMITADA
O rim direito/esquerdo foi de difícil avaliação por intensa interposição gasosa de alças intestinais, impossibilitando sua avaliação adequada ao estudo Doppler colorido e espectral dos segmentos arteriais intrarrenais.
LINFOCELE
Presença de formação hipoecog|ênica, com múltiplas septações no seu interior, determiando efeito de rechaço do enxerto renal, sem fluxo identificável ao estudo complementar com Doppler, localizada adjacente ao mesmo, medindo * x * x * cm (volume estimado de de * ml), podendo estar relacionada à linfocele.
AUMENTO DA ECOGENICIDADE DO ENXERTO RENAL
Presença de discreto aumento da ecogenicidade da cortical do enxerto renal, achado que pode estar relacionado à nefropatia, na dependência de correlação clínica e laboratoria
SINAIS INDIRETOS DE ESTENOSE DA ARTÉRIA RENAL
Caracterizado redução da vascularização do rim direito/esquerdo, em comparação com o rim contralateral, associado a alteração no padrão espectral da curva do fluxo nos segmentos intra-renais da artéria renal, que apresentam resistência baixa, com um aumento no tempo de aceleração e redução no índice de aceleração sistólica, caracterizando padrão espectral do tipo "tardus parvus", o que pode estar relacionada a vasodilatação compensatória.
Conclusão:
A possibilidade de estenose severa / oclusão proximal deve ser considerada. A critério clínico, e não havendo contra-indicações, prosseguir investigação com métodos axiais.