Padrão de Aumento da Atenuação
Opacidades em vidro fosco
Opacidades em vidro fosco esparsas, mais evidentes no lobo inferior direito e superior esquerdo, inespecíficas, de provável aspecto inflamatório incipiente.
Conclusão:
Opacidades pulmonares no lobo inferior direito e superior esquerdo, inespecíficas, mas que admitem inicialmente a possibilidade de processo inflamatório/infeccioso.
Vidro fosco peribroncovascular
Opacidades em vidro fosco com distribuição predominantemente peribroncovascular, mais evidentes nos campos pulmonares médios e inferiores, de aspecto inflamatório e de provável etiologia infecciosa.
Conclusão:
Opacidades pulmonares nos campos pulmonares médios e inferiores, inespecíficas, mas que admitem inicialmente a possibilidade de processo inflamatório/infeccioso.
Consolidação infecciosa
Consolidações e opacidades em vidro fosco no pulmão esquerdo, principalmente no lobo inferior direito, sugestivos de processo inflamatório/infecciosa.
Espessamento dos septos (congestão)
Espessamento liso dos septos interlobulares, mais evidentes nos campos pulmonares inferiores, que pode representar congestão pulmonar.
Congestão / Edema Pulmonar
Espessamento liso dos septos interlobulares e do intersticio peribroncovascular, associado a opacidades em vidro fosco, sugerindo congestão/edema pulmonar.
Fibroatelectasia
Opacidades em faixa de aspecto retrátil fibroatelectásico, associado a bronquiectasias e espessamento pleural adjacente que se localizam na periferia do lobo superior esquerdo, provavelmente sequelares ao processo infeccioso prévio.
Atelectasia (bandas)
Bandas parenquimatosas justadiafragmáticas e opacidades atelectásicas na porção posterior do pulmão esquerdo.
Broncoceles e fibroatelectasias
Obliteração do brônquio do lobo superior esquerdo, associado a bronquiectasias cilíndricas e varicosas, várias preenchidas por secreção e configurando broncoceles, além de opacidades em faixa fibroatelectásicas, com distorção arquitetural e redução volumétrica dos seus segmentos, determinando desvio das estruturas mediastinais para a esquerda.
Atelectasia em faixa
Opacidades em faixa de aspecto atelectásico na periferia do segmento lingular e do lobo inferior esquerdo.
Derrame Pleural + Hipoventilação
Derrame pleural bilateral, moderado à esquerda, associado de espessamento pleural irregular com atelectasia restritiva e possível atelectasia redonda em lobo pulmonar inferior esquerdo. Nota-se também outros focos de atelectasia em segmento inferior e superior da língula.
Sinais de hipoventilação dos demais segmentos do LIE e da língula.
Derrame pleural encistado
Pequeno derrame pleural loculado à esquerda, com espessamento pleural associado e atelectasias do parênquima pulmonar adjacente, algumas com efeito retrátil e em faixa.
Derrame pleural crônico
Pequeno derrame pleural, associado a espessamento e realce dos folhetos pleurais, com sinais de cronicidade.
Achados sugestivos de cronicidade:
- Formato convexo-convexo (diferente do formato convexo-côncavo ou crescente do derrame agudo)
- Espesssamento da gordura extrapleural adjacente
- Linfonodos locais
- Realce periosteal (esclerose)
Sequela de COVID
Parênquima pulmonar apresenta estrias retráteis com distorsão arquitetural, de forma bilateral e periférica nos pulmões, com padrão sugestivo de sequela de COVID-19.
Síndrome hepatopulmonar
Acentuação da trama vascular periférica, por vezes alcançando a pleura visceral, achado inespecífico, que pode estar relacionado a síndrome hepatopulmonar no contexto clínico. Caso haja indicação, um estudo de ecocardiograma com microbolhas pode trazer mais informações.
Padrão Nodular e Micronodular
Nódulo pulmonar suspeito
Nódulo pulmonar sólido de contornos irregulares, levemente espiculado, não calcificado, localizado no segmento apicoposterior do lobo superior esquerdo, medindo cerca de <> x <> cm (AP x LL).
Impressão:
Nódulo pulmonar suspeito em lobo superior esquerdo, à critério clínico, seguir com análise histológica da lesão.
Nódulos sequelares de TB
Múltiplos nódulos calcificados e não calcificados difusos de até 0,6 cm que predominam no lobo pulmonar superior esquerdo, provavelmente sequelares ao antecedente de tuberculose.
Massa pulmonar suspeita
Massa pulmonar de contornos irregulares, de aspecto espiculado, heterogênea, com componente sólido que realça ao meio de contraste e centro necrótico/liquefeito, associado a cavidades e a nível hidroaéreo, altamente suspeita para lesão neoplásica primária. Apresenta amplo contato com a superfície pleural, insinuando-se à gordura intercostal adjacente, não se excluindo invasão. A lesão mede cerca de 5,3 cm no seu maior diâmetro e se localiza nos segmentos apical e posterior do lobo superior direito.
Cavidade pulmonar
Cavidade com conteúdo aéreo e paredes finas localizada na periferia do lobo superior direito, apresentando comunicação com alguns brônquios subsegmentares regionais. Associam-se opacidades em faixa de aspecto fibroatelectásico do parênquima pulmonar adjacente, com bronquiectasias de permeio, além de distorção arquitetural e redução volumétrica deste lobo pulmonar, de provável aspecto sequelar/fibrocicatricial.
Árvore em brotamento
Micronódulos pulmonares centrolobulares dispersos por ambos os pulmões, mais evidentes nos lobos superiores, por vezes configurando aspecto de "árvore em brotamento", que podem representar processo inflamatório.
Micronódulos perilinfático
Micronódulos pulmonares com distribuição predominantemente perilinfática (relacionados aos interstícios peribroncovascular distal e subpleural), mais evidentes nos campos pulmonares superiores e médios, alguns deles cacificados.
Nódulo sólido inespecífico
Nódulo pulmonar não calcificado, de contornos regulares, localizado na base pulmonar direita na transição entre os segmentos basais lateral e posterior do lobo inferior direito, apresentando contato com a superfície pleural e medindo cerca de <> x <> x <> cm (CC x LL x AP).
Micronódulo calcificado
Micronódulo pulmonar calcificado de 0,2 cm no lobo superior direito de aspecto sequelar.
Cavitação tuberculose
Área de consolidação com componente escavado apresentando paredes espessadas no lobo superior direito, associada a bronquiectasias cilíndricas de permeio, com redução volumétrica e distorção arquitetural deste lobo, determinando o desvio das estruturas do mediastino para este lado
Nódulos pulmonares cavitados - Artrite Reumatóide
Múltiplos nódulos pulmonares esparsos bilaterais, não calcificados, heterogêneos, alguns com componente escavado e alguns confluentes no lobo inferior esquerdo, medindo até 6,9 cm no plano sagital, com predomínio em bases e periferia pulmonar.
Hamartoma
Nódulo pulmonar bem delimitado, homogêneo, com atenuação de gordura em seu interior, de dimensão de cerca de 1,8 cm e localizado no lobo inferior direito. Achado sugestivo de hamartoma.
Padrão Redução da Atenuação
Enfisema discreto
Mínimo enfisema parasseptal predominando nos ápices pulmonares.
Atenuação em Mosaico
Atenuação em mosaico do parênquima pulmonar, provavelmente relacionado a distúrbio ventilatório.
Cistos pulmonares
Múltiplos cistos pulmonares bilaterais, de paredes finas, com faixas atelectásicas de permeio, mais evidentes à direita.
Cisto/bolha
Cisto/bolha de conteúdo aéreo, o maior no lobo inferior esquerdo medindo 1,1 cm.
Padrão Reticular
PIU + PINE
Intersticiopatia crônica com componente fibrosante, de predomínio periférico e nos campos pulmonares inferiores, caracterizada por faveolamento (padrão PIU). Opacidades reticulares e em vidro fosco com bronquiectasias/bronquiolectasias de tração que predominam nos campos pulmonares superiores (padrão PINE).
Pneumonite por hipersensibilidade
Sinais de intersticiopatia crônica com componente fibrosante, de predomínio periférico e nos campos pulmonares superiores, caracterizada por cistos de faveolamento, opacidades reticulares e bronquiectasias/bronquiolectasias de tração.
Intersticiopatia incipiente
Opacidades pulmonares reticulares e em vidro fosco esparsas, principalmente na periferia dos campos pulmonares inferiores e médios, podendo corresponder a intersticiopatia incipiente.
Traqueias e Brônquios
Bronquiolite discreta
Parênquima pulmonar mostra discreto espessamento difuso dos brônquios e dos bronquíolos.
Espessamento das paredes brônquicas
Espessamento difuso das paredes brônquicas, sugestivo de broncopatia inflamatória.
Pólipos traqueais
Formações ovaladas junto à parede da traqueia de dos brônquios principais, projetando-se para a sua luz, indeterminadas.
Estenose de brônquio fonte
Acentuada redução do calibre do brônquio principal esquerdo em toda a sua extensão, apresentando calibre mínimo de 0,2 cm em seu terço médio.
Bronquiectasias cilíndricas
Bronquiectasias cilíndricas no lobo inferior esquerdo, várias preenchidas por secreção.
Bronquiolite respiratória
Tênues opacidades centrolobulares mal definidas esparsas, que podem representar bronquiolite respiratória relacionada ao antecedente de tabagismo.
TEP
TEP
Tromboembolismo pulmonar bilateral agudo nos ramos principais das artérias pulmonares, com extensão para os ramos lobares e segmentares de todos os lobos pulmonares bilaterais, que pode ser melhor caracterizado em estudo com protocolo direcionado.