ALTERAÇÕES OSTEODEGENERATIVAS
Osteófitos marginais na articulação metacarpofalângico/interfalângico proximal/interfalângico distal/interfalângico do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
HD: Irregularidades corticais/osteófitos.
CISTO ARTROSSINOVIAL
Formação cística na face dorsal/volar/radial/ulnar da articulação metacarpofalângica/interfalângica proximal/interfalângica distal/interfalângica do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, de paredes finas e conteúdo anecoide, medindo aproximadamente de * cm, podendo corresponder a cisto artrossinovial / gangliônico.
HD: Cisto artrossinovial / gangliônico na articulação do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
CISTO PERITENDÍNEO
Formação cística adjacente à face dorsal/volar/radial/ulnar do complexo extensor/dos tendões flexores ao nível do metacarpo/falange proximal/da falange média/da falange distal/da articulação metacarpofalângica/da articulação interfalângica proximal/da articulação interfalângica distal/da articulação interfalângica do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, de paredes finas e conteúdo anecoide, medindo aproximadamente * cm, podendo corresponder a cisto peritendíneo.
HD: Cisto peritendíneo no 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
DEDO EM GATILHO - SEM TRAVAMENTO
Tendão flexor do 1°/2°/3°/4° dedo apresentando leve espessamento da primeira polia anular ao nível na cabeça metacarpal, sem sinais de travamento à extensão do respectivo quirodáctilo ao exame dinâmico.
HD: Leve espessamento da __ª polia anular no __º flexor.
DEDO EM GATILHO - COM TRAVAMENTO
Tendão flexor do 1°/2°/3°/4° dedo levemente espessado com hipoecogenicidade textural ao nível da primeira polia anular na cabeça metacarpal associado a travamento à extensão do respectivo quirodáctilo.
HD: Sinais de tenossinovite estenosante do __º flexor (dedo em gatilho).
DERRAME ARTICULAR
Pequeno/Moderado/Acentuado derrame articular metacarpofalângico/interfalângico proximal/interfalângico distal/interfalângico do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
HD: Pequeno/Moderado/Acentuado derrame articular metacarpofalângico/interfalângico proximal/interfalângico distal/interfalângico do 1°/2°/3°4°5° dedo.
FIBROMATOSE
Formação nodular hipoecogênica, de limites parcialmente definidos, no terço proximal/médio/distal da fáscia palmar, medindo * cm, sugerindo fibroma.
OU
Formações nodulares hipoecogênicas na fáscia palmar, de limites parcialmente definidos, as maiores assim dispostas:
- no terço proximal/médio/distal, medindo *cm.
HD: Sinais sugestivos de fibromatose palmar.
TENDINOPATIA
Espessamento e hipoecogenicidade tendínea dos extensores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, sugerindo tendinopatia.HD: Tendinopatia dos extensores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
OU
Espessamento e hipoecogenicidade tendínea dos flexores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, sugerindo tendinopatia.
OU
Hipoecogenicidade e distensão líquida da bainha tendínea dos flexores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, sugerindo tenossinovite.HD: Tenossinovite dos flexores do 2° dedo.
OU
Espessamento e hipoecogenicidade tendínea dos flexores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo, associado a distensão líquida da sua bainha, sugerindo tendinopatia e tenossinovite.
HD: Tendinopatia e tenossinovite dos flexores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
OU
HD: Tendinopatia dos extensores do 1°/2°/3°/4°/5° dedo.
ALTERAÇÕES OSTEODEGENERATIVAS
Irregularidades corticais no [rádio distal/na ulna distal/na primeira fileira carpal/na segunda fileira carpal].
OU
Cartilagem articular [radiocárpico/ulnocárpico/intercárpico/carpometacárpico/radioulnar distal], difusamente espessada, com borramento dos contornos e irregularidade da superfície óssea adjacente, associado a leve derrame articular de aspecto anecóide e homogêneo
HD: Achados compatíveis com osteoartrose do punho.
CANAL DE GUYON - FORMAÇÃO EXPANSIVA
Formação expansiva na topografia do canal de Guyon, de aspecto nodular, hipoecogênica, com contornos bem definidos, [sem/com] fluxo vascular ao estudo complementar com Doppler, medindo aproximadamente x cm. Esta lesão se encontra adjacente ao feixe neurovascular ulnar.
HD: Formação expansiva na topografia do canal de Guyon, indeterminada ao método. A critério clínico, o estudo de RM do punho poderá fornecer informações adicionais.
CISTO ARTROSSINOVIAL/ GANGLIÔNICO
Formação cística lobulada, de paredes finas e conteúdo anecoico, sem fluxo vascular ao estudo Doppler, medindo aproximadamente x cm, localizada na face [dorsal/palmar/radial/ulnar do punho], com aparente origem na articulação radiocárpica/ulnocárpica/radioulnar distal/intercárpica proximal/intercárpica distal, podendo corresponder a cisto artrossinovial / gangliônico.
HD: Achados sugestivos de cisto artrossinovial na face [dorsal/palmar/radial/ulnar] do punho
DERRAME ARTICULAR
[Pequeno/moderado/acentuado] derrame articular [radiocárpico/ulnocárpico/intercárpico/carpometacárpico/radioulnar distal].
HD: [Pequeno/moderado/acentuado] derrame articular [radiocárpico/ulnocárpico/intercárpico/carpometacárpico/radioulnar distal].
LESÃO DO COMPLEXO CÁPSULO-LIGAMENTAR - LESÃO DE STENER
Complexo cápsulo-ligamentar da articulação trapézio-1º metacarpo apresentando leve borramento dos contornos e discreta irregularidade da superfície óssea adjacente. Apresenta-se distendida por leve derrame articular de aspecto anecóide e homogêneo.Observa-se afastamento das superfícies articulares trapézio-1º metacarpo à manobra de estresse, sugerindo lesão ligamentar.
HD: Achados compatíveis com lesão de Stener
FLEXORES - TENOSSINOVITE (TÚNEL DO CARPO)
Hipoecogenicidade e distensão líquida da bainha tendínea dos flexores / bursas radial e ulnar ao nível do túnel do carpo, sugerindo tenossinovite.
OU
Tendões flexores digitais superficiais e profundos de calibre aumentado na topografia do túnel do carpo, com halos anecóicos de edema sinovial difuso.
HD: Tenossinovite dos flexores no nível do túnel do carpo.
NEUROPATIA MEDIANO
Nervo mediano hipoecogênico e de dimensões aumentadas no interior do túnel do carpo, com área de x mm² .
HD: Aumento do calibre do nervo mediano, que pode corresponder a neuropatia na dependência de correlação clínica e eletroneuromiográfica.
Valor de referência < 10 mm²
SÍNDROME DA INTERSSECÇÃO
Tendões extensores longo e curto do carpo de calibre aumentado na topografia da intersecção com a musculatura do 1º túnel dorsal, com halo anecóico de edema sinovial
Tendão extensor longo do polegar de calibre aumentado adjacente ao tubérculo de Lister, com halo anecóico de edema sinovial.
HD: Acometimento inflamatório do 1º e 2º compartimentos dos extensores do carpo, compatível com síndrome da interssecção.
TENDINOPATIA - TENOSSINOVITE
Genérico - Espessamento e hipoecogenicidade tendínea do [I/II/III/IV/V/VI] compartimento dos extensores, sugerindo tendinopatia.
1º túnel dos extensores - Tendões abdutor longo e extensor curto do polegar de calibre aumentado adjacente à borda radial, com halo anecóico de edema sinovial comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 1º túnel (De Quervain).
2° túnel dos extensores - Tendões extensores longo e curto do carpo de calibre aumentado na topografia da intersecção com a musculatura do 1º túnel dorsal, com halo anecóico de edema sinovial comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 2º túnel.
3º túnel dos extensores - Tendão extensor longo do polegar de calibre aumentado adjacente ao tubérculo de Lister, com halo anecóico de edema sinovial comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 3º túnel.
4º túnel dos extensores - Tendões extensores comuns dos dedos e próprio do indicador aumentados de calibres adjacentes ao rádio, com halo anecóico de edema sinovial difuso, comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 4º túnel.
5º túnel dos extensores - Tendão extensor do dedo mínimo aumentado de calibre junto a articulação radioulnar distal, com halo anecóico de edema sinovial difuso, comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 5º túnel.
6º túnel dos extensores - Tendão extensor ulnar do carpo de calibre aumentado adjacente ao processo estilóide da ulna, com halo anecóico de edema sinovial comprometendo cerca de x mm longitudinal.
HD: Sinais de tenossinovite do 6º túnel.
Flexores - Espessamento e hipoecogenicidade tendínea do flexor [radial do carpo/ulnar do carpo/longo do polegar/superficial dos dedos/profundo dos dedos], sugerindo tendinopatia.
HD: Tendinopatia do [flexor radial do carpo/ulnar do carpo/longo do polegar/superficial dos dedos/profundo dos dedos].